Exame de fundo de olho pode detectar diversos tipos de doenças
Na maioria das vezes, o paciente não tem sintomas.
O exame de fundo de olho pode identificar diversos problemas de saúde. Nos olhos, o médico pode avaliar as artérias, veias e os nervos. Qualquer doença que atinge essas partes, em tese, pode ser identificada no exame. O Bem Estar conversou sobre o assunto com o oftalmologista Emerson Castro e o cardiologista e consultor Roberto Kalil.
As doenças que são vistas pelos olhos são:
- Doenças infecciosas: sÃfilis, aids, toxoplasmose
- Doenças do sangue: leucemia, linfoma
- Doenças crônicas: hipertensão, diabetes
- Doenças neurológicas: tumor na cabeça
- Doenças dos olhos: glaucoma, degeneração da retina
O diagnóstico do diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários Ãlvaro Salgueiro Filho foi revelado através dos olhos. “Descobri que tinha problemas de pressão, colesterol alterado e meu sangue era muito grossoâ€. As doenças podem ser descobertas por causa dos vasos dos olhos. Um olho saudável possui vasos Ãntegros, sem alteração. Apesar de ser um exame de rotina oftalmológico, Ãlvaro teve o fundo do olho avaliado a pedido do cardiologista.
Hipertensão e diabetes
Diabetes e hipertensão são vistas pelos olhos quando a doença está descompensada. Se chegou aos olhos é porque o quadro está avançado, por isso o exame de fundo de olho não é para diagnóstico, mas para acompanhamento clÃnico.
Na maioria das vezes, o paciente não tem sintomas, porque são doenças silenciosas. Os sintomas aparecem quando as doenças estão mais avançadas, pode ter visão embaçada, dor de cabeça e nos olhos. Além disso, o exame pode avaliar o risco de um acidente vascular.
Fonte: G1
Últimas Notícias
CONVENÇÃO COLETIVA DO TRABALHO - SINTRASAÚDE 2025 /2026 ...
Leia mais...